sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Exposição entregue na Direção Regional


Este documento foi entregue na DGESTE a 1 de novembro de 2013:


Exmº Sr. Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares

Direção de Serviços da Região Norte

Rua António Carneiro, 98

4349-003 PORTO

CC/

Diretor do Agrupamento de Escolas de Canelas

Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Presidentes da Junta de Freguesia de:

Canelas, Perosinho / Serzedo, Sermonde / Grijó, Gulpilhares, Vilar de Andorinho

 

Ex.º Sr.

Os órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária de Canelas reunidos em plenário vêm, pela presente missiva, dar conhecimento a Vossa Excelência do seguinte:

(1)    Durante o ano letivo transato, em duas ocasiões, fizemos chegar aos vossos serviços um documento (correio eletrónico e em mão) solicitando uma reunião com os responsáveis da DGESTE – DSRN. Apesar da necessidade de atualização de alguns dos tópicos endereçados, voltamos a fazer chegar a vossa excelência cópia dos documentos então entregues, até porque, lamentavelmente, não fomos recebidos pelos vossos serviços.

 

(2)    Nos documentos referidos em 1 escrevemos:

Por outro lado, tem sido muito complicado garantir a limpeza dos diferentes espaços em tempo útil. Obviamente, a escassez de auxiliares leva a que a escola tenha muitas dificuldades em assegurar o funcionamento dos diferentes serviços de apoio. Sem fechar este ponto, que se liga diretamente ao 2º problema apresentado neste documento, importa destacar a questão central – estamos realmente MUITO preocupados com a segurança dos nossos alunos.”

 


(3)    Com a finalização da requalificação da Escola, todos os problemas de segurança ganharam uma nova dimensão que não é de fácil adjetivação. Voltamos a recorrer a parte do texto escrito há quase um ano:

Não é mais possível suportar o desespero de quem está diariamente na Escola – alunos, auxiliares, Professores – e não é mais possível continuar a fazer de conta que não está a acontecer nada!

Os processos disciplinares aumentam de forma exponencial, temos situações de agressões, de violências de diferentes tipos, de gravação de imagens nos balneários e outras situações absolutamente anormais e singulares. E todas com uma marca em comum – não são compatíveis com os processos de ensino e muito menos com os de aprendizagem.

Temos também conhecimento do consumo de drogas nas zonas circundantes da Escola, situação de que foi dado conhecimento ao Senhor Comandante do Posto da GNR de Canelas.

Neste contexto, pedimos a Vossa Excelência uma intervenção URGENTE, de modo a procurar resolver de imediato as questões mais prioritárias. No plenário de pais e encarregados de educação foram apresentadas, pelos presentes, várias iniciativas para dar a conhecer a insatisfação que se vive neste momento, algumas das quais muito fortes.

No entanto, conscientes do nosso papel enquanto representantes dos pais, queremos também ser parte da solução e temos vindo a desenvolver um conjunto de reuniões, de modo a estudar soluções para a situação que descrevemos.

(4)    A esta situação, a que o tempo não deu solução, acresce uma outra de igual grau de preocupação – são mais frequentes os episódios de vandalismo para com as novas instalações e respetivos equipamentos.

(5)    Há também questões de segurança que se relacionam com a inexistência de Planos de Segurança e Emergência, ao que parece, da responsabilidade da Parque Escolar, mas que até ao momento continuam a não ser conhecidos. Não houve ainda qualquer simulacro nas novas instalações.

(6)    Não é nossa obrigação, enquanto representantes dos Pais e Encarregados de Educação, encontrar justificações para estas situações que decorrem em larga medida da falta de assistentes operacionais, bem como de Técnicos da área social.

Poderá haver explicações burocráticas para algumas questões: seja nos normativos legais que até parecem mostrar que há excesso de pessoal, seja nas soluções organizativas que o Ministério impõe (cursos vocacionais).

(7)    Não podemos, no entanto, continuar a assistir de braços cruzados à degradação acentuada do serviço público de educação na Escola Básica e Secundária de Canelas. Vamos, por isso atuar!

Por último, queremos pedir a Vossa Excelência, com caráter de absoluta urgência uma reunião para que possamos encontrar um caminho para a resolução destas questões – certos de que a inexistência da mesma (no ano transato) não se poderá repetir.

Mais informamos que vamos solicitar encontros a outras entidades, nomeadamente à Inspeção de Educação e à Camara Municipal de Vila Nova de Gaia, porque não vamos aceitar que a violência de alguns, associada à passividade de outros possa contribuir para a destruição do futuro dos nossos filhos.

Sem mais assunto,

 

Canelas, 30 de outubro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário